• alt text
  • alt text
  • alt text

Post

Centro Cultural Moinho da Cascata - Grupo Ueba Prodotos Notáveis

Início da construção - 1890

Visitação em horário Comercial

Fone de contato: (54) 3028 81 92

Centro de exposições artísticas e apresentações de espetáculos

 

O Centro Cultural Moinho da Cascata

Por Rodrigo Guidini

história do Moinho da Cascata começou com a chegada do Cav. Aristides Germani no então Campo dos Bugres, atual Caxias do Sul, em 1885. Italiano, Germani aprendeu o ofício de triticultor ainda em sua terra natal e trouxe o conhecimento para o Brasil. Em 1891, adquiriu a cascata do então Arroio Marquês do Herval (atual rio Tega). No terreno, Aristides construiu um barracão de madeira, substituído posteriormente, no ano de 1905, pela atual edificação em pedra basalto e tijolos de barro que, segundo relatos, foi edificada em três etapas, sendo a primeira delas a porção central do moinho.

A arquitetura do Moinho da Cascata traz forte influência da arquitetura industrial europeia do fim do século XIX, como a construção em tijolos aparentes e os arcos abatidos nas aberturas. O Moinho da Cascata funcionou como único moinho de trigo do estado até o ano de 1950, quando cessou suas atividades e foi substituído pelo Moinho Sul-brasileiro, localizado na estação férrea de Caxias do Sul, também de Aristides Germani.

Hoje e graças ao Moinho da Cascata, o Rio Grande do Sul é responsável por 90% da produção de trigo no Brasil e foi o estado que retomou o plantio do grão após séculos de abandono no país. O enorme valor histórico do Moinho da Cascata para o país é inegável, mas só sua inclusão no livro tombo da cidade (ocorrida em 2002) não é garantia de que ele e sua carga histórica serão preservados.

A preservação dos bens tombados só é garantida quando a edificação permanece viva e relevante para o contexto social na qual está inserida, mesmo que readequada a novos usos. Desta forma, a presença do Grupo Ueba no Moinho da Cascata é determinante para que o prédio seja preservado.

Mas a trupe leva isso além: através da arte, não só o prédio continua vivo e relevante, como também ganha papel na vida do cidadão caxiense. Antes um prédio industrial fechado, hoje o Moinho abre suas portas para a cidade, convidando seus habitantes não só a conhecê-lo como uma peça em um museu a céu aberto, mas também experimentá-lo e torna-lo parte de suas vidas.

Além disso, o teatro transforma o ambiente e a visão do espectador, tornando cada visita ao Moinho uma experiência nova e única. A aliança entre o Moinho da Cascata e o Grupo Ueba Produtos Notávies é simbiótica e valiosa. Tanto para a preservação da tão rica história do sítio como também para a população caxiense, que é cotidianamente presenteada com belos espetáculos teatrais tendo o Moinho como seu palco principal.

Já aconteceu no Moinho:

 

Reportagem sobre o Moinho da Cascata

Legenda das fotos:

1 Recebeu Lina Dellla Rocca - Teatro Ridotto - Itália para duas oficinas e uma apresentação.

2 Antessala da Primavera, com diversas atrações musicais, visuais e performances.

3 Recebeu a estreia da peça Um Por Todos da Cia Garagem

4 O Grupo Ueba Apresentou seu repertório pelo Caxias em Cena, aberto a todo público de forma gratuita,

encerrando com uma grande comemoração junto com os amigos dos 10 anos do grupo.

5 Recebeu a pré-estreia do espetáculo As Aventuras do Fusca a Vela

6 Realizou o espetáculo e a sessão de autógrafos do livro Zão e Zoraida de forma gratuita para

duas sessões lotadas.

7 Em parceria com o Tablado Caxias fez a apresentação do Bailarino espanhol renomado Alfonso Losa.

8 Apresentou o espetáculo Tango, do grupo teatro Mecânico.

9 Recebeu espetáculo DiscoTeque - da Cia Mun. de Dança

10 Realizou de forma gratuita o espetáculo Circo ZeZ

11 Recebeu o espetáculo “O Idiota” de Gutto Basso

12 Abrigou a atriz Aline Tanaã para a montagem do espetáculo Calé

13 Fez temporada do espetáculo Calé

14 Racebeu oficina com Adriano Yuruzevich - Itália

15 Recebeu e promoveu workshop do grupo Dona Zefinha do Ceará

16 fez o evento Passando a régua final de 2016 com diversas atrações e bate papo artístico

 

 

  • BREVES

    Post
    As aventuras do Fusca a Vela no Sertão Nordestino 14 de novembro de 2016O grupo fará uma turnê no Nordeste com o espetáculo As aventuras do fusca a vela
    As aventuras do Fusca a Vela no maior Festival de Teatro de Rua do País 14 de junho de 2016AS Aventuras do Fusca a Vela estará participando de um dos maiores festivais de teatro de Rua do Brasil - o Festival de Teatro de rua de Porto Alegre, nos dias 23, 24 e 25 de junho
    Post
    Zão e Zoraida na Itália 6 de maio de 2015A dupla de palhaços da Ueba levaram sua alegria para as terras Européias, ainda trocando experiência com o conceituado Teatro Ridotto de Bologna - milia Romana - Itália
    Post
    As aventuras do Fusca a Vela 14 de junho de 2015Estreia o mais novo e ousado espetaculo de rua do grupo Ueba - As aventuras do Fusca a Vela - baseado em Moby Dick, o espetáculo traz a cena urbana as histórias de um dono de um ferro velho que diz ser sobrevivente do Pequod, o baleeiro que tentou caçar a lendária Moby Dick. Tudo acontece junto a um fusca, que pode se transformar em barco, baleia e tudo o que a imaginação permite.
    Post
    Radicci e Genoveva nas Quintas de humor do Sesc 6 de novembro de 2014O SESC Porto Alegre realiza em novembro o projeto Quintas de Humor, toda a quinta-feira tem uma atividade humorística. O espetáculo Radicci e Genoveva fez a abertura desta edição e teve a casa cheia. Na sequência ocorrem apresentações do Guri de Uruguaiana, Homens de Perto e Paulinho Mixaria.
    Post
    Teatro e livro nas escolas 10 de dezembro de 2014 O Grupo Ueba foi pioneiro em levar às escolas de Caxias do Sul a literatura aliada ao teatro com os títulos A Mordaça e o infantil O Incrível Caso do Sumiço das Letras. A Mordaça, de foi lançada em 2013 e já teve mais de 2 mil livros adquiridos. O infantil, escrito por Jonas Piccoli, já atingiu a marca de mil pequenos leitores em menos de 6 meses.
  • CONTATO

    Grupo Ueba Produtos Notáveis - Rua Luiz Covolan, 2820 - Bairro Santa Catarina - Caxias do Sul - RS

    Fones: (54) 3028 81 92 - 3028 81 94 - ueba@grupoueba.com.br

    Veja como chegar no Moinho da Cascata - Grupo Ueba no Goolge Maps